Crónicas Barcelonistas 24 - Nuticias

3 de setembro de 2004

No outro dia li uma noticia aqui em Barcelona que me levantou bastante a moral e que passo a transcrever:

Barcelona reconhece o direito de andar nu nas ruas.
A prefeitura de Barcelona reconheceu o direito de qualquer cidadão andar nu pelas ruas se assim o desejar, uma "primícia internacional", segundo consideraram as duas associações nudistas que desenvolveram a ideia.
O prefeito de Barcelona, Joan Clos, se limitou a declarar que "a prefeitura não propõe que as pessoas andem nuas pela rua", ao responder laconicamente sobre o tema numa entrevista concedida hoje por outras questões. Segundo publicou nesta segunda-feira o jornal El Periodico, a prefeitura de Barcelona fomenta o respeito cidadão à liberdade de indumentária. A iniciativa foi promovida pelas associações de nudismo Addan e Aleteia, cujos presidentes Jacint Ribas e Just Roca aparecem fotografados nus lendo um folheto na avenida Diagonal. O folheto, que inclui o logo da Prefeitura, do Conselho da Mulher e dos Direitos Civis, traz na primeira página uma foto de duas mulheres nuas nas escadarias das fontes de Montjuic, sob o título "Expressar-se em nudez, o direito individual à indumentária livre".

Pois é amigos e amigas, isto aqui é que é uma sociedade avançada. Agora é que não vou ficar quieto em casa, toca a andar por aí a passear pelas ruas a observar bem os monumentos desta linda cidade. Existe uma questão que não foi levantada naquela noticia mas que gostaria de a colocar aqui. É que se de facto começarem a aparecer por aí pessoas nuas pela rua, infelizmente ainda não vi ninguém a exercer este direito de cidadania, poderão ter que vir a aumentar o numero de pessoal na área clinica de cardiologia dos serviços de urgência dos hospitais de Barcelona. Não só por causa de algumas senhoras que possam vir a ter problemas cardíacos ao lhes aparecer de repente um rapaz completamente nu pela frente, mas também, e ainda mais grave, se por exemplo algumas senhoras de uma certa idade resolvem começar também a passear pela cidade tal como vieram ao mundo.
Outra coisa, queria só deixar um alerta para as autoridades de Portugal, - Ponham os olhos nisto (esta é boa), e vejam se modernizam Portugal. Vejam os bons exemplos que “nostros Ermanos” estão a dar, não é só aprovar a compra de empresas portuguesas por Espanhóis, nem deixar que eles abram lojas e lojas em Portugal de forma a que o nosso comercio tradicional quase acabe, não é só importar presuntos e roupas espanholas, há que importar também alguns costumes e leis que são do maior interesse para a evolução da nossa queria comunidade tuga.
Pensem bem nas vantagens que traríamos se implementássemos este direito também em Portugal. Como seria espectacular por exemplo ver a nossa querida deputada Odete Santos completamente nua a subir a escadaria da nossa assembleia da republica. Como poderia ser vantajoso por exemplo ir à feira do relógio completamente nus, só com o passe social na mão, evitando assim os problemas dos roubos. Como subiriam as audiências, e não só, de programas culturais quando houvessem entrevistadas “interessantes” que resolvessem ser entrevistadas em pelota. Como seria radical andar nos transportes públicos na hora de ponta. E já imaginaram um conselho de ministros com estes completamente nus mas com a respectiva gravata colocada de forma a manter uma certa postura? Como vêm era só vantagens.
Por falar em radical, a Sic no seu canal Sic-Radical estava já muito há frente quando começou a transmitir aquele nuticiário com uma apresentadora (excelente diga-se de passagem) a despir-se enquanto dava as noticias. Não é que eu tenha visto, ouvi dizer. É assim, em Portugal as pessoas lá ideias têm, não são acompanhadas é pelos nossos governantes.
No entanto há uma coisa que me provoca uma profunda dor e agonia só de pensar nela, é nas portas dos elevadores... uuuuiiiiii

0 comments:

 
DanceWalker Cronicals - Templates para novo blogger